Presentes nos mais diversos projetos, esse material é solicitado para o revestimento de fachadas,
muros, paredes internas e externas, decoração de jardins, compondo os detalhes da obra.
Serviços agregados: as pedras irregulares e almofadadas requerem a aplicação por uma mão de obra especializada. Consulte-nos.
Aplicações: fachadas, muros, paredes internas e externas, decoração de jardim, entre outros.
Conservação: a impermeabilização não é necessária, mas é importante lembrar que a utilização da resina correta ressalta os tons do material, destacando sua beleza.

UNIDADE DE OBRA ECM010: MURO DE PEDRA.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS.
Execução de muro de carga de pedra ordinária a uma face à vista, irregular em bruto arenito, com as suas faces por trabalhar, assentes em seco, em muros de espessura variável, até 50 cm. Inclusive preparação de pedras, assentamento, juntas, elementos para assegurar o travamento do muro longitudinalmente, ângulos e esquinas.

CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO.
Volume medido segundo documentação gráfica de Projecto, deduzindo todas as aberturas, seja qual for a sua superfície, sem considerar a execução de padieiras, ombreiras, remates inferiores, capeamentos nem cornijas.

CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA.

DO SUPORTE.
Verificar-se-á que o plano de apoio tem a resistência necessária, é horizontal, e apresenta uma superfície limpa.

PROCESSO DE EXECUÇÃO.

FASES DE EXECUÇÃO.
Implantação do muro. Colocação e aprumo de prumos de referência. Colocação de fios entre prumos. Limpeza e humidificação do leito da primeira fiada. Colocação das pedras toscas e cunhagem das mesmas com rípios. Cálculo a olho com régua e ajuste com fio de prumo, rectificando a sua posição com pancadas. Colocação de perpianhos de trecho em trecho e nivelamento do muro. Limpeza do paramento.

MURO