Tipo do Material
Pedra Natural
Granito

Definição
As rochas ígneas (onde podemos enquadras os granitos), de maneira geral, caracterizam-se pela altíssima resistência mecânica e, portanto, são apropriadas para suportar grandes esforços mecânicos e tráfego.

Clássico e de alta resistência, o granito é uma rocha ígnea, ideal para todo tipo de aplicação, desde a decoração de interiores, como cozinhas e banheiros, até a decoração externa, como pisos e fachadas. Além disso, as chapas de granito disponibilizam cortes sob medida, que possibilitam a fabricação de peças especiais, dando sofisticação aos ambientes e destacando a beleza nos pequenos detalhes.

Aplicações: revestimentos de paredes e pisos internos e externos, soleiras, móveis e peças decorativas como colunas e tampos de mesa, bancadas para pias e lavatórios, peitoris de janela, degraus e espelhos, rodapés, divisórias, entre outras.

Conservação: para a limpeza, os indicados são água e sabão neutro. Qualquer agente químico ácido ou básico, como tiner, água raz, removedor, álcool podem danificar seu granito, causando estragos irreversíveis. Existem no mercado, detergentes e resinas para a manutenção do granito. O importante é comprar produtos específicos para evitar danos.

Granito
Para o setor de rochas ornamentais o termo ?granito? designa um amplo conjunto de rochas silicáticas, compostas predominantemente por quartzo e feldspato. Abrangem rochas homogêneas (granitos, sienitos, monzonitos, charnoquitos, diabásios, basaltos, etc.) e as chamadas ?movimentadas? (gnaisses e migmatitos).

As cores das rochas são fundamentalmente determinadas pelos constituintes mineralógicos. Os minerais formadores dos granitos (lato sensu) são definidos por associações varáveis de quartzo, feldspatos, micas, piroxênios e anfibólios, com diversos minerais acessórios em proporções reduzidas. O quartzo normalmente é translúcido, incolor ou fume; os feldspatos conferem a coloração avermelhada, rosada e creme-acinzentada nos granitos. A cor negra, variavelmente impregnada na matriz das rochas, é conferida por teores variáveis de mica (biotita), piroxênio e anfibólio, principalmente.

A resistência à abrasão dos granitos é normalmente proporcional à dureza dos seus minerais constituintes. Dentre estes minerais, de acordo com a Escala Mohs, temos o quartzo com dureza 7 e os feldspatos com dureza 6. Entre os granitos, a resistência ao desgaste será normalmente, tanto maior quanto maior a quantidade de quartzo.

GRANITO